Panetone trufado
Sobremesas

Panetone trufado

Tradição natalina, o panetone não pode faltar na época do Natal! Simples, porém sofisticado, o panetone trufado é uma versão especial do famoso panetone.


Ingredientes

  • 1 panetone tradicional (caseiro ou industrializado) (500g)

Ganache

  • 250g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto picada
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco (100ml)
  • 2 1/2 colheres (sopa) de licor de laranja

Cobertura

  • 300g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto picada

Modo de Preparo

Ganache: Derreta o chocolate com o creme de leite em microondas (2 minutos em potência média), ou banho-maria. Acrescente o licor de laranja e misture bem até formar um creme homogêneo.

Para rechear

Corte a tampa e vire o panetone. Retire toda a forma de papel que o envolve e, com uma faca de serra, faça um círculo de aproximadamente 3 cm de diâmetro no centro do panetone.

Retire o círculo com cuidado e reserve. Repita o mesmo processo por mais duas vezes. Pincele uma farta camada de ganache na borda interna do panetone.

Recoloque o círculo maior e faça o mesmo com os círculos intermediários.

Vire o panetone, pincele a superfície com um pouco de ganache e grude a tampa. Corte a base do círculo menor em 1 cm de espessura e reserve-a. Esfarele o restante do panetone e junte-o ao restante do ganache.

Misture bem, preencha o buraco central com essa ganache e feche-o com a tampa.

Cobertura: Derreta e tempere o chocolate meio amargo.

Para banhar o panetone: Coloque-o sobre uma grelha com um refratário embaixo. Despeje o chocolate sobre o panetone, espalhando-o com uma espátula. Coloque o panetone sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve-a à geladeira por 5 minutos para secar.

Para decorar: Derreta e tempere o chocolate branco. Espalhe a cobertura temperada sobre uma placa texturizada e leve-a à geladeira por 5 minutos para secar. Retire da geladeira e, com a ajuda de um cortador, corte os enfeites. Leve a placa novamente à geladeira para secar por 15 minutos. Remova os círculos.

Rendimento: 1 panetone

Tempo de preparo: 20 minutos

Fonte: Receitas Garoto