Programa Alimentos Seguros - PAS

A alimentação está diretamente relacionada com a saúde. E o Nordestão sabe que o melhor caminho é realizar um trabalho preventivo e constante, de forma a oferecer à população alimentos seguros e de qualidade.

E foi essa certeza que levou a rede a implantar PAS – Programa Alimentos Seguros (PAS-DISTRIBUIÇÃO), que ajuda a garantir alimentos sempre saudáveis em sua mesa.

Com objetivo de disseminar e apoiar a implantação das Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle nas empresas de alimentos e alimentação, em todo o país, o PAS é realizado em parceria com o SENAC, e através dele é possível identificar os procedimentos adequados, bem como garantir ações e tecnologias na produção e manipulação de alimentos, que venham a assegurar a conservação e qualidade dos produtos.

Por meio de auditorias, as lojas Nordestão comprovam, periodicamente, que estão seguindo as regulamentações do Programa, o que dá garantias do consumo de alimentos com qualidade.

Renovação do certificado

O Supermercado Nordestão acaba de receber do Senac pelo 9º ano consecutivo o certificado de excelência na qualidade e segurança dos alimentos comercializados em todas as suas lojas, recebendo 100% de aprovação do Programa Alimentos Seguros (PAS). Com todas as orientações atendidas, as lojas foram aprovadas e certificadas pelo programa. O Nordestão foi o pioneiro na implantação do PAS no varejo de supermercados no Brasil . Ao adquirir um produto do Nordestão, o cliente tem a certeza de estar levando alimentos saudáveis e seguros.

Saúde, sabor e qualidade
para você

  • carne (1)
    EVITE LAVAR AS CARNES

    Não lave as carnes, pois isso causa a perda de nutrientes e, consequentemente, reduz o valor nutritivo do alimento. A única carne que você deve lavar é o peixe,  e só para tirar escamas e a barrigada.

  • show de premios nordestao
    USE UTENSÍLIOS DE COZINHA DE PLÁSTICO OU VIDRO

    Os utensílios de madeira (tábua, colheres, rolos de massas, etc.) são excelentes fontes de proliferação de bactérias, portanto, fontes de contaminação para os alimentos. Use sempre utensílios de plástico ou vidro.

  • show de premios nordestao
    EVITE UTILIZAR LIXEIRAS NO BALCÃO DA PIA

    A lixeirinha em cima da pia fica próxima à área de manipulação dos alimentos e pode provocar a contaminação por bactérias. Prefira uma lixeira no chão, ao seu alcance, de preferência com pedal para evitar qualquer canto manual. Também é importante que ela fique sempre bem fechada, para evitar maus cheiros pela casa.

  • show de premios nordestao
    ADICIONAR O ALIMENTO QUENTE NA GELADEIRA

    Aqui, cai um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa: o de que não podemos guardar alimento quente na geladeira. O único problema é que vai aumentar o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum. Coloque os depósitos com alimentos destampado e depois de duas horas é que você vai fechar.

  • show de premios nordestao
    ACONDICIONAR ALIMENTOS

    Nunca devemos guardar na geladeira os alimentos em embalagens de metal. As  latas devem ser abertas pro inteiro e o alimento colocado em recipiente de plástico ou de vidro, bem tampados e guardados na geladeira.

  • show de premios nordestao
    EVITE CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS ATRAVÉS DE INSETOS

    Você provavelmente não se importaria se encontrasse uma fomiguinha em cima do seu bolo, não é? As formigas são consideradas maiores agentes transmissores de bactérias do que uma barata. Alimento com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.

  • show de premios nordestao
    EVITE SOPRAR SOBRE OS ALIMENTOS

    Soprar as velinhas na hora dos parabéns é um mau hábito que contribui para a contaminação dos alimentos. A bactéria da saliva produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar.