Qual o poder dos alimentos para a saúde da mulher? Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados a partir de hábitos saudáveis. Entre os principais, a alimentação ajuda na prevenção por reduzir as chances de surgimento da doença e controlar outros fatores de risco.

Com a chegada do Outubro Rosa, a conscientização para um estilo de vida mais saudável é um fator chave para a saúde da mama. Por isso, está na hora de você conhecer a importância da alimentação para o combate à doença e ter todo o potencial dos alimentos saudáveis ao seu favor.

 

Como a alimentação ajuda na prevenção do câncer de mama?

O câncer de mama é o tipo mais incidente nas mulheres de todo o mundo. Alguns fatores de risco, como a idade e genética, estão fora do controle humano, mas manter hábitos saudáveis no dia a dia, como exercícios físicos, são fundamentais para reduzir os fatores comportamentais:

  • sedentarismo;
  • excesso de peso;
  • consumo de álcool.

Dessa forma, a alimentação se torna um dos primeiros passos para diminuir as chances de ter a doença, já que os alimentos são a principal fonte de nutrientes que garantem energia, bem-estar e qualidade para a saúde. É a partir de escolhas mais saudáveis que você pode seguir uma dieta balanceada de acordo com as suas necessidades nutritivas.

O consumo de frutas, legumes, verduras, oleaginosas e especiarias é o ponto de partida para uma alimentação que vai fazer a diferença para a saúde da mama. Alimentos como romã, uva, cenoura e brócolis são ricos em antioxidantes e nutrientes que ajudam a inibir o surgimento de células cancerígenas e estimulam a defesa imunológica do nosso organismo.

Viu só como a escolha dos alimentos é determinante para nossa saúde? Comece a colocar as dicas em prática e conte com a ajuda de um profissional para acompanhar as mudanças do seu estilo de vida.

Lembre-se: a alimentação ajuda a reduzir os riscos, mas não é possível ter a cura ou 100% de prevenção. Por isso, é importante fazer o autoexame da mama periodicamente e, a partir dos 50 anos, realizar a mamografia a cada dois anos.

Se você quiser mais dicas sobre o poder dos alimentos para prevenir o câncer de mama, fique de olho em nossas redes sociais para conferir conteúdos inéditos sobre alimentação saudável neste Outubro Rosa.

3.7 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Fique por dentro

Receba novidades em seu E-mail!