Você sabe qual é o poder dos alimentos nas refeições do dia a dia? Ou como escolher a combinação perfeita que une nutrição e sabor? A alimentação saudável é uma peça-chave para o seu bem-estar, já que os alimentos têm uma relação direta com a saúde.

Mas antes de descobrirmos como eles transformam a nossa vida, continue lendo esse artigo para entender a importância da alimentação.

 

Qual a importância da alimentação saudável?

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a alimentação vai além da ingestão de nutrientes, já que a combinação dos alimentos e as diferentes formas de preparo são aspectos que têm influência direta na saúde. Ou seja, quanto mais alimentos saudáveis forem combinados de acordo com as suas necessidades nutritivas, melhor!

Por isso, o equilíbrio entre os nutrientes é fundamental em uma dieta saudável. Conheça os grupos alimentares que, na quantidade e escolhas adequadas, proporcionam o melhor funcionamento e nutrem o organismo.

 

Macronutrientes

Os macronutrientes são os carboidratos, as gorduras e proteínas. Na prática, se precisamos de energia, os carboidratos entram em ação (ex.: frutas, arroz, pão e macarrão integral).

Quando o corpo precisa de regeneração, após a prática de exercícios por exemplo, precisamos das proteínas como carnes, peixes, feijão e soja. E as gorduras completam esse grupo com o estoque de nutrientes e saciedade por mais tempo (ex.: abacate, chia, azeite, óleo de coco, salmão).

Em uma dieta balanceada, o recomendado é que o consumo de nutrientes fique em torno de: 55% de carboidratos, 35% de gorduras e de 20% de proteínas – neste caso, equilibradas entre origem vegetal e animal.

 

Micronutrientes

As funções essenciais do organismo também precisam de manutenção a partir dos micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais. Por exemplo, a vitamina C, presente na laranja e no brócolis, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Já o ferro é um mineral presente em alimentos como o feijão, e ajuda no transporte de oxigênio por todo o corpo e na prevenção da anemia.

Como equilibrar o consumo dos micronutrientes diariamente? A ingestão deve estar de acordo com o que o seu corpo precisa, já que tanto a deficiência quanto o excesso das vitaminas e dos minerais podem ser um fator de risco para a saúde. Por isso, o acompanhamento médico e nutricional é muito importante para o seu bem-estar.

Agora que você conhece a importância dos alimentos, está na hora de descobrir os seus benefícios para a saúde.

 

Conheça os benefícios da alimentação saudável

Manter hábitos alimentares positivos traz inúmeras vantagens para a sua saúde, como:

  • prevenção de doenças: a ingestão diária de alimentos saudáveis ajuda a prevenir doenças como hipertensão, diabetes e câncer.
  • melhora do humor: o consumo de alimentos saudáveis também proporciona o equilíbrio hormonal, que contribui na liberação e manutenção de hormônios na medida certa para o nosso bem-estar e melhora do humor.
  • disposição e energia: em parceria com o equilíbrio hormonal, a energia também aumenta! Os alimentos são uma fonte de disposição para as atividades, além de ajudar na regeneração muscular que atua diretamente no combate às dores corporais.
  • controle do peso: aliado à prática de atividade física, uma dieta saudável ajuda na manutenção do peso ideal para o seu corpo.
  • retarda o envelhecimento: a expectativa de vida pode ser estendida com o poder dos alimentos saudáveis, já que estimulam a renovação celular e fortalecem a imunidade com suas propriedades antioxidantes.

 

Como me manter bem informado sobre os alimentos?

Ter uma alimentação saudável requer informação. É importante também sabermos e entendermos os benefícios de uma alimentação equilibrada. Também é importante acompanhar estudos recentes e fontes confiáveis, como profissionais da área de nutrição e medicina. Para você ficar por dentro de tudo, preparamos um momento muito especial: #UmaPitadaDeSaúdeAoVivo

O evento será transmitido gratuitamente no canal do YouTube do Nordestão, onde teremos conversas sobre alimentação saudável e uma receita imperdível com especialistas convidados. Esperamos por você dia 20/10, às 19h. Inscreva-se em nosso canal no YouTube e ative o lembrete para receber um aviso momentos antes da nossa live começar!

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Fique por dentro

Receba novidades em seu E-mail!