Saborear uma carne feita em maturação a seco, ou dry aged, é uma verdadeira experiência! O gosto da carne permanece na boca por mais tempo, nos possibilitando sentir a complexidade de sabores do dry aged. Mas uma carne tão única e especial não pode ser servida de qualquer maneira, então como preparar uma carne dry aged? É isso que vamos te mostrar agora com essa receita utilizando uma carne maturada a seco.  

Mas, antes da receita, é importante saber que a carne dry aged possui um preparo semelhante a outros cortes, podendo até mesmo ser usada para fazer carpaccio. Porém os 3 métodos mais simples, e que realmente ressaltam o sabor e a maciez são:

– Churrasqueira
– Frigideira
– Forno

O mais recomendado é deixar a carne ao ponto para mal passado, que é quando você consegue extrair todo sabor, suculência, e maciez da carne.

Para esse tipo de carne é recomendado usar o sal entrefino de parrilla ou flor de sal. Ambos são excelentes para realçar o sabor da carne sem agredi-la, como faz o sal grosso, que além disso possui muito iodo, que altera o sabor da carne, e pedras grandes que não se desfazem. 

Agora vamos a receita! Hoje aprenderemos a preparar uma carne dry aged ao forno com um creme de espinafre incrivelmente delicioso e fácil de preparar. Então vamos lá, atenção aos ingredientes, utensílios e modo de preparo:

 

Prime Rib Dry Aged com creme de espinafre

Ingredientes:

  • Prime rib (3 ossos) dry aged
  • Manteiga suficientes para passar na peça
  • Sal de parrilha
  • Pimenta do reino
  • ½ maço de espinafre lavado
  • 1 colher de manteiga
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho
  • 500ml de creme de leite fresco
  • 200g de parmesão ralado

Utensílios:

  • 1 forma
  • 1 Panela média

 

Modo de preparo Prime Rib

Com o prime rib em temperatura ambiente, pré-aqueça o forno a 180 graus. Tempere a peça com sal e pimenta a gosto, e com uma luva ou pincel de cozinha, passe a manteiga por toda peça.

Leve ao forno e mantenha por 1h, sempre monitorando pois esse tempo pode oscilar dependendo do forno. Após 1h, quando a peça já estiver caramelizada, desligue o forno e a mantenha lá dentro por mais 20 minutos para que descanse e realoque o sulco da carne. Fatie e sirva.

 

Modo de preparo creme de espinafre

Ferva as folhas do espinafre em água de 3 a 4 minutos. Escorra e pique. Em uma panela, coloque a manteiga, refogue o alho e a cebola, acrescente o espinafre e refogue mais um pouco. Acrescente o creme de leite, o queijo parmesão, mexa bem, acerte o sal e desligue o fogo. 

Pronto! Está pronto o seu prime rib dry aged com creme de espinafre, agora é só comer e ser feliz. Ah, se quiser uma sugestão de bebida para acompanhar o prato, a carne dry aged que traz ao paladar um sabor intenso, único e exclusivo pede um vinho tinto de corpo médio a encorpado, como o Cabernet Sauvignon, Malbec ou Syrah. 

Por combinar com carnes mais pesadas, o Cabernet é perfeito para acompanhar um prime rib dry aged 1953 Friboi grelhado regado na manteiga. Fica a dica!

Você encontra a sua carne maturada a seco com exclusividade no Supermercado Nordestão de Lagoa Nova. É só escolher a sua peça, agendar a data de retirada, na data marcada voltar a loja, pagar, pegar a peça e aproveitar!

Gostou da receita? Compartilha com seus amigos e familiares, e quando fizer o prato, posta nas suas redes sociais e marca o @SuperNordestao! Vamos amar ver sua obra de arte gastronômica.

4 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Fique por dentro

Receba novidades em seu E-mail!