Dia 17 de abril é celebrado o dia mundial da uva Malbec, a uva mais emblemática e que também marcou importante passo para a transformação da vitivinicultura da Argentina. Por isso, trouxemos um pouco desta para você, afinal nunca é tarde para aprender um pouco mais sobre o mundo dos vinhos, não é?

Existem mais de 5.000 uvas viníferas catalogadas em todo mundo, algumas tornaram-se internacionais como a tinta Cabernet Sauvignon e a branca Chardonnay, outras, mais raras, são de todo desconhecidas dos apreciadores, mas apenas uma, a UVA MALBEC, ganhou um dia para chamar de seu. Apesar de ser francesa de Bordeaux e apenas expressiva na appellation (denominação) de Cahors, sudoeste da França, foram os argentinos quem popularizaram esta grande uva tinta.


O Malbec World Day (Dia Mundial da Malbec)


É um evento criado pelo WINES OF ARGENTINA, para celebrar a excelente adaptação desta casta francesa, que no dia 17 de abril de 1853 chegou ao país trazida pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget, contratado à época pelo presidente argentino Domingo Faustino Sarmiento, para testar novas variedades de uvas e diversificar a indústria vinícola argentina.


Malbec argentino


O Malbec argentino
encontrou nos vinhedos de altitudes da região de Mendoza (mínimo de 1000 metros acima do nível do mar), a amplitude térmica e o terroir perfeitos para gerar uvas de cor negro/azulada, taninos firmes e polidos, que sobre uma gestão muito particular nos vinhedos produzem vinhos negros, de taninos macios, bastante alcoólicos, com aromas de frutas negras, especiarias e chocolate, que, com o aporte da madeira, tornam-se sugestivamente doces na boca, acidez média, potente e polido, que já nasce pronto e agrada um imenso número de apreciadores.

Enquanto isso, o Malbec Francês de Cahors, é um vinho mais austero, rústico, selvagem, mais negro na cor e por isso também mais longevo, necessitando de muitos anos em garrafa para amaciar. Seus aromas são menos frutados, mais minerais e especiados. Tem um teor de álcool menor e uma acidez maior, mas uma estrutura fenólica muito mais potente que os argentinos, o que dá para eles uma curva de vida mais horizontal e longa.

 E aí? Curtiu o conteúdo? Fique atento que em breve falaremos sobre harmonização do vinho Malbec. 

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Fique por dentro

Receba novidades em seu E-mail!